Calificación:
  • 0 voto(s) - 0 Media
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Malatesta e Makno: diálogos sobre organização anarquista.
#1
Nota da LIGA: nos anos 2o do século XX seguiu-se um diálogo recorrente do debate sobre “organização anarquista” no seio do movimento anarquista. Uma vez mais as águas da anarquia regaram a livre terra da cultura social e política anarquista. Seus atores no momento eram nada menos que Nestor Makhno e Errico Malatesta. Anarquistas já respeitados em seu momento histórico.
Antes de você participar deste diálogo entre dois dos mais dedicados anarquistas na nossa história, é preciso vos dizer que outras formas de anarquismo tiveram expressão e notabilidade desde o século XIX: Mutualistas, Coletivistas, Anarco-Sindicalistas, Anarco-Cristãos, Anarco-Comunistas, Niilistas, Anarco-Feministas, Anarco-Individualistas, Anarco-queer, Anarco-Punk… e destas tantas outras formas e expressões libertárias foram paridas no seio dessa terra fértil que é a anarquia.
Hoje, temos também alguns ilógicos híbridos absurdos como Anarco-bolcheviques, Anarco-capitalistas, Anarco-maduristas, Anarco-nacionalistas. Com estas expressões  concluímos que o conceito “anarco” tornou-se, para desavisados e imbecis úteis, apenas um prefixo, um adjetivo para oportunistas de plantão, filão de pesquisa de carreristas acadêmicos. Mas a história anarquista é uma referência para que as gerações de hoje e de amanhã não sejam alienadas. E para além da anarquia, o desejo de liberdade é maior que a mentira.
Enfim, paz entre nós, resistência e luta contra exploradores e opressores. Uma excelente leitura.


Link:
https://ligarj.wordpress.com/2017/05/13/...narquista/




Responder }
Gracias dadas por:


Posibles temas similares...
Tema Autor Respuestas Vistas Último mensaje
Rainbow Diálogos de barricada Santiago Salvador Franch 0 3,565 10-15-2015, 11:18 PM
Último mensaje: Santiago Salvador Franch



Usuarios navegando en este tema: 1 invitado(s)